Mus muculus
RATO DE TELHADO, RATO PRETO OU RATO-CASEIRO
Nome Científico: Rattus rattus.
Tamanho: 38 cm, incluída a cauda.
Longevidade: 1 ano e meio.
Coloração: preto, castanho avermelhado, cinza grafite.
Postura: 7 a 12 filhotes por ninhada e em média 70 filhotes por ano.
Reprodução: sexuada.
Alimentação: onívora, com preferência por grãos, frutas e vegetais, mas podem se alimentar até mesmo de indivíduos da sua própria espécie.
Doenças Transmitidas e Patógenos Veiculados:leishmaniose, peste bubônica, leptospirose, febre hemorrágica, sarna, triquinose, salmonelose, raiva, tifo murino, micoses, entre outras.
Medidas Preventivas:
- Armazenar o lixo em lixeiras secas, limpas e bem tampadas e retirá-lo diariamente;
- Manter a casa limpa e os recipientes de alimentos bem fechados;
- Remover acúmulos externos de madeiras, papéis, plásticos, entulhos, água parada e vegetação;
- Descartar recipientes que acumulam água e cuidar das fontes de água disponíveis, tais como fossas, rios, valas, poças estagnadas, fontes e lagos;
- Usar barreiras físicas, como telas, vedação de portas e de outras aberturas que possam permitir a entrada dos roedores, bem como telas removíveis em aberturas de aeração, entradas e condutores de eletricidade ou vãos de canais de qualquer natureza;
- Vistoriar caixas com mercadorias antes de levá-las para o local;
- Não deixar objetos encostados em muros e paredes;
- Vedar buracos e vãos entre telhas com argamassa adequada.
Curiosidades
São muito ágeis, excelentes escaladores e conseguem dar saltos verticais de até 1 metro de altura e saltos horizontais de até 1,2 metros. Podem cair de alturas de até 15 metros sem sofrer grandes danos. Os ratos, devido ao fato de sua dentição estar em constante processo de crescimento, sentem necessidade de roer tudo o que está à sua volta, ocasionando danos em fiações elétricas, canos de PVC, paredes, madeiramento de imóveis, plantas, móveis, etc, e ao roerem cabos de energia, podem provocar curtos-circuitos e incêndios.